QUANDO FAÇO CORRIDA, MINHA CANELA DOI MUITO. O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO??
- rbarreirosvieira
- 18 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Durante a corrida, principalmente em superfícies mais duras, como na rua ou estrada, o impacto absorvido pelo nosso corpo é muito grande. Ao pisar contra o solo, a energia gerada neste movimento é absorvida incialmente pelos pés, passando pela perna e coxa em direção a bacia e coluna lombar, sendo que os tendões e os músculos agem dissipando esta energia, reduzindo o impacto sobre os ossos.
Aspectos ligados ao organismo como desequilíbrio, fraqueza e encurtamento muscular, baixa mobilidade articular, osteoporose, sobrepeso/obesidade, pernas arqueadas, pés chatos e fatores externos como programação de treinos incorreto, características do terreno, calçados inadequados são alguns aspectos colaboradores para o surgimento de lesões.
A síndrome do estresse medial da tíbia, mais conhecida como canelite é a inflamação do periósteo (membrana que reveste o osso) atingindo a região interna da canela levando a dor forte durante ou após as corridas, com indicação de tratamento conservador.
A fratura por estresse da tíbia é uma alteração que geralmente surge como dor de baixa intensidade durante a corrida, que desaparece no repouso. Caso a lesão não seja curada a dor irá se agravar, podendo necessitar de cirurgia.
Comentários