MEU LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR DO JOELHO ESTÁ LESIONADO. POR QUE TENHO QUE OPERAR?
- rbarreirosvieira
- 14 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho quer dizer que o ligamento rompeu ou rasgou. Esta lesão leva a instabilidade, ou seja, movimentos anormais do joelho, onde os principais sintomas são sensação de falseios, falhas, sendo comum o relato de que o joelho “saiu e voltou” ao fazer movimento de giro ou na mudança brusca de direção. Estas lesões na grandes maiorais das vezes acontecem durante atividades esportivas, como futebol, beach tenis e outras.
Os estudos até o momento não mostram que a ruptura do LCA possa cicatrizar e regenerar nem espontaneamente e nem após a utilização de algum tratamento. A única forma de restabelecer a função do LCA é por meio de tratamento cirúrgico, sendo a reconstrução ligamentar (isto é, a troca da estrutura lesionada por uma íntegra) a mais utilizada pelos cirurgiões.
Caso a lesão não seja corrigida, existe uma chance muito grande de resultar em dois problemas. Primeiro, a insegurança e na maioria das vezes, a incapacidade de retorno a maioria das modalidades de esporte. Em segundo lugar e talvez a consequência mais grave, são que os movimentos anormais ocasionado pela ruptura do LCA com o passar do tempo levam a lesões dos meniscos e da cartilagem, sendo uma das principais causas de artrose (desgaste) precoce do joelho.
Comentários